O Facebook está tão presente na nossa rotina, chegando a mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, que podemos notar conversas citando a plataforma seja no trabalho, nas ruas, filas de bancos ou supermercados.
Surpreendente ou não, este fato nos faz perceber a relevância que esta rede social tem para os negócios de todos os segmentos e tamanhos. Trata-se de uma grande vitrine. Mas como se destacar em um ambiente tão concorrido?
Sem dúvida nenhuma os anúncios patrocinados do Facebook são uma grande oportunidade. Porém há ainda um mito de que atingir possíveis clientes nas redes sociais seja uma possibilidade que não demanda investimentos.
Em entrevista para o Studio RD Summit, Camila Porto, especialista em Facebook, diz que é importante entender que as mídias sociais são ferramentas de marketing que requerem orçamento como qualquer outra. Desta forma é preciso ter um planejamento e reservar recursos para anúncios. Pagar pelo espaço de exposição é sim a forma mais eficiente de retorno e por isso os anúncios são muito utilizados atualmente.
Outro ponto destacado por Camila é a disputa de espaço, mesmo pago, por parte destes anunciantes. Isso porque são poucos lugares e muitas empresas querendo anunciar. Neste caso, a dica da especialista é prestar a atenção em alternativas como o Instagram, o Whatsapp e o Mensenger, por exemplo.
Assista à entrevista na íntegra:
Passo a passo
Para criar um anúncio eficiente no Facebook e que traga resultados efetivos para o seu negócio algumas diretrizes devem ser observadas. É claro que a cada caso é preciso criar um planejamento estratégico único, porém alguns pontos são válidos para qualquer nicho e porte de negócios. A SpotPlan listou estas questões comuns e montou um passo a passo infalível e fácil de ser aplicado para você começar agora mesmo:
Conta de anúncios
O primeiro passo para criar um anúncio no Facebook é configurar a sua conta de anúncios. Esta é a ferramenta que possibilita a criação e o gerenciamento de suas campanhas e investimentos. No gerenciador de anúncios você configura a forma de pagamento que pode ser cartão de crédito, PayPal ou boleto bancário.
Para chegar ao gerenciador de anúncios: acesse a sua fanpage, escolha uma postagem e clique no botão “promover”. Depois clique em “gerenciar todas as campanhas” e em “ir para o gerenciador de anúncios”.
Objetivos
No gerenciador de anúncios clique em criar anúncios e defina seu objetivo no menu de opções disponíveis. O objetivo poder ser diferente a cada anúncio criado.
Segmentação
Este é um dos principais segredos para o sucesso de uma campanha no Facebook. Você pode definir o público a partir da localização, idade, gênero, idioma, comportamento, interesses, cargo, renda, status de relacionamento, instituição de ensino, entre outros. Por isso é preciso ter claro quem você deseja atingir.
Além da segmentação, é preciso escolher o posicionamento do seu anúncio. Se ele deve aparecer no Facebook, no Instagram ou em outra rede e em qual posição; no feed ou no stories por exemplo.
É necessário ainda definir o orçamento diário ou vitalício e se o anúncio possui uma data para iniciar e finalizar.
Conteúdo
Certamente você já avaliou este item anteriormente. Ele diz respeito a criação do formato, design e redação de seu anúncio. Será uma imagem única, um carrossel, um vídeo ou uma apresentação multimídia? Use a criatividade, lembre-se de seu objetivo e crie um conteúdo de acordo com público segmentado.
Além disso utilize um call to action (CTA), ou seja, o botão de saiba mais, solicitar agora, reservar agora, fale conosco, baixar, entre outros.
Resultados
Os resultados podem não ser satisfatórios na sua primeira tentativa, mas não desanime. Agora é hora de aprimorar sua segmentação, seu conteúdo sua página de destino. Analise, monitore, mensure e realize as alterações necessárias.
Tendências 2019
O Facebook está se tornando cada vez mais comercial, proporcionado novas experiências de comunicação e vendas. O Marketplace, por exemplo, já ganhou inúmeros adeptos. Porém especialistas ainda apontam os anúncios pagos como tendência, especialmente se forem voltados também para o Instagram.
Duas funções que ganharam visibilidade e vem trazendo grandes oportunidades são o Instagram Stories e o Instagram Shopping.
O WhatsApp, que pertence ao Facebook, também não ficará fora desta convergência. Segundo a própria empresa, no ano 2019 os anunciantes terão a opção de fazer publicidade diretamente no aplicativo.
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