O que é Design Thinking e como ele pode ser um diferencial no seu negócio

Quando o assunto é inovação, o termo Design Thinking surge nas discussões como sendo um dos possíveis caminhos para gerar valor e criar soluções diferenciadas. A princípio, pode parecer algo abstrato para quem nunca o viu em funcionamento. Mas, na realidade, trata-se de um processo que pode ser altamente benéfico para o crescimento do seu negócio.

O Design Thinking propõe uma nova cultura de trabalho que incentiva os profissionais a pensarem com foco na experiência humana em interação com o serviço ou produto a ser desenvolvido ou melhorado.

Para tornar isso possível e produtivo, são usadas diversas técnicas, ferramentas e métodos baseados na empatia com o objetivo de criar soluções baseadas nas necessidades e desejos do cliente por meio de pesquisas, geração de ideias, testes e muito mais.  São maneiras de pensar, comuns ao design, para a criação de projetos de maior qualidade.

Quer saber mais sobre o Design Thinking? Leia esta postagem que a SpotPlan preparou para você.

O que é Design Thinking

O valor da empatia é o ponto de partida do Design Thinking. A capacidade de invenção, a interação com o cliente, a compreensão e a construção de um relacionamento com o público são imprescindíveis para identificar os problemas, testar soluções e aprender continuamente com os acertos e erros gerados no processo.

Passamos a enxergar os clientes como seres humanos plenos, repletos de desejos e necessidades. Esta abordagem mais humana auxilia a encontrar soluções mais precisas para sanar as chamadas “dores” do cliente.

O processo é baseado no pensamento abdutivo, que nada mais é que a busca por formulação de questionamentos por meio da apreensão e compreensão de fenômenos e comportamentos.

Etapas do Design Thinking

Segundo o livro A Magia do Design Thinking, dos autores Jeanne Liedtka & Tim Ogilvie, são 4 as etapas para a realização do processo. São elas: etapa de imersão, etapa de ideação, etapa de prototipação e etapa de desenvolvimento.  Vamos saber mais sobre elas?

Etapa de Imersão

Para esta etapa devemos responder à pergunta: “o que é?”. Observar a realidade do cliente, entender a rotina e as necessidades do seu público, identificar as insatisfações, e identificar a oportunidade de inovação. Nesta etapa é comum o mapeamento da jornada de compra, a análise da cadeia de valor e o mapeamento mental.

Etapa de Ideação

Neste momento a questão central é: “e se? ”. Realizando um processo de brainstorming, lançando as ideias e hipóteses do que pode ser feito para gerar valor para o cliente. As técnicas usadas são o brainstorming e o desenvolvimento de conceitos.

Etapa de Prototipação

Após mapearmos as hipóteses a pergunta é: “o que surpreende? ”.  Nesse momento é hora de identificar quais são as ameaças às ideias geradas. A prototipagem possibilita colocar-se no lugar do cliente. Nessa etapa, visamos o aprendizado sem a necessidade de investir muito. São usados testes de premissas e prototipagem acelerada.

Etapa de Desenvolvimento

Este é o momento de desenvolvimento do protótipo mais adequado ao mercado. A partir do retorno dos clientes e do mercado, é realizada uma rápida pesquisa e otimização dos pontos fracos para que seja lançado no mercado. Esta etapa traz muitas vantagens como a cocriação com o cliente e a aprendizagem.

Diferenciais

Pensamento integrativo, teste de possibilidades, criatividade para resolver problemas, metodologia visual, incentivo a colocar as ideias em prática e aprender com os erros são alguns dos benefícios que o processo de Design Thinking pode trazer para o seu negócio. Ele poderá ser aplicado na produção de conteúdo, em projetos para clientes, na criação de novos serviços e produtos, no branding, na solução de problemas, na inovação e muito mais.

Conclusão

O Design Thinking é a cultura da inovação presente nas organizações. Auxilia a gerar uma visão mais humanizada sobre o cliente, desafiando a visão clássica que o reduz a mero consumidor e fazendo com que ele seja entendido de maneira mais profunda e possa, de fato, gerar inovações relevantes e com aceitação no mercado.

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