Mantenha seu marketing ativo durante o recesso de fim do ano

Os meses de dezembro e janeiro, devido às festas de fim de ano, ficam um pouco mais curtos para os negócios. Mas também é um período bem promissor, diga-se de passagem. O fato é que alguns desafios se fazem presentes quando falamos em Marketing Digital no final do último mês e no início do primeiro mês do ano.

Afinal quais atitudes devem ser tomadas em relação às campanhas de Marketing Digital durante os recessos? É melhor pausá-las ou deixá-las rodando?

Na verdade, a resposta não é tão simples. Pois algumas ações podem e precisam ser pausadas, enquanto outras devem seguir rodando. Como fazer esta avaliação?

Para auxiliar nesta decisão a SpotPlan selecionou algumas das campanhas que trarão benefícios se mantidas em sua operação de Marketing Digital mesmo durante os recessos ou férias. Confira:

Relance campanhas para segmentações diferentes

Sua equipe de Marketing provavelmente estará com uma boa carga de trabalho acumulada nos meses anteriores para cumprir o cronograma do Natal e Ano Novo e não será possível criar uma novidade para o período de recesso.

Uma solução bem simples para esta questão é valer-se da boa segmentação do seu E-mail Marketing e relançar conteúdos que fizeram sucesso durante o ano para públicos que ainda não tiveram acesso a eles.

Para isso basta selecionar alguns materiais atemporais e com boas performances durante o ano e dispará-los para listas de Leads que não estavam na sua base no momento do lançamento da campanha.

Mas, não se esqueça, para isto é importante ter uma segmentação eficiente na base do E-mail Marketing. Assim você não corre o risco de enviar o mesmo conteúdo para quem já o recebeu anteriormente.

Conserve os fluxos de automação

Um dos grandes benefícios da automação de Marketing é manter um relacionamento mesmo quando você não está efetivamente ativo. Então, esta é a hora de aproveitar esta vantagem!

Outra boa oportunidade é que muitas pessoas gostam de aproveitar esta folguinha da rotina para pesquisar e conhecer novos produtos e serviços. Então, mesmo que em menor volume, Leads ainda serão captados.

Mantenha campanhas para geração de leads

As campanhas de mídia paga, como anúncios com foco em geração de Leads, principalmente topo de funil, podem continuar rodando normalmente neste período.

Quando você opta por manter as campanhas ativas no Google AdWords, Facebook Ads ou em outra plataforma, é possível garantir que resultados continuem sendo gerados para o seu negócio.

Porém, pause campanhas que envolvam algum contato com o vendedor ou que demandem ações de respostas mais imediatas.

Interrompa ações que necessitem de contato

Se sua equipe está de férias ou recesso, é essencial interromper ações que necessitem de contato ou resposta. Mantenha-as apenas se houver alguém de plantão, pois mesmo que reduzidas há chances de alguém solicitar um atendimento no período das festas de fim de ano.

Não corra o riso de deixar um possível cliente sem resposta e evite perder negócios
com a desconfortável sensação de não ser atendido.

Portanto, pause anúncios de fundo de funil e fluxos de automação que passem os Leads diretamente para a equipe de vendas.

Planeje o retorno

Sabemos que a sua equipe está ansiosa pelo merecido descanso e para curtir as festas de fim do ano. E não é para menos, depois de um ano inteiro de trabalho. Porém antes disso é preciso planejar as semanas iniciais de volta à rotina.

Considere que nos primeiros dias de retorno as caixas de e-mail estarão cheias, serão necessárias reuniões de ajuste, campanhas para serem reavaliadas e uma agenda inteira de compromissos.

Para que vocês não precisem ter preocupações durante o descanso e possam de fato desfrutar da folga, o planejamento do retorno é essencial. A dica é fazer uma lista de tarefas e estimular a participação de todos.

Agora sim! Você e sua equipe estão preparados para descansar com planejamento e ainda colhendo bons frutos para o ano de 2019! Boas Festas!

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