A usabilidade ganha destaque em 2019. Saiba o motivo!

O termo usabilidade tem ganhado destaque em 2019. Isso porque, cada vez mais, é preciso tornar positiva a experiência da persona ao acessar um negócio; serviço ou produto. O ideal é que os processos sejam mais simples e as respostas mais ágeis.

Podemos conceituar usabilidade como a facilidade que as pessoas encontram em uma ferramenta para realizar uma tarefa específica. Quando falamos da interação do homem com o computador, a palavra se refere à simplicidade da interface de um programa ou site. Portanto, diz respeito às práticas para tornar o seu site mais eficiente, intuitivo e de fácil interação.

A dica da SpotPlan é investir em alguns pontos estratégicos para alcançar o resultado esperado. Como em um site mobile friendly, com navegação intuitiva, layout simples, design uniforme, conteúdo escaneável, acessibilidade e transparência. Vamos refletir sobre esses itens?

Mobile friendly

Um site mobile friendly ou responsivo é adaptável para dispositivos móveis como tablets e aparelhos celulares oferecendo um arranjo de design e conteúdo que facilitem o acesso dos usuários. Isso é importante, pois o acesso por dispositivos móveis aumenta a cada dia.

Assim, cada detalhe das páginas deve ser esquematizado para atender à necessidade do usuário.

Navegação intuitiva

O segundo ponto a ser considerado é o caminho que o usuário faz dentro do site. Coloque-se no lugar dele e questione como ele navega, se os botões estão nos locais certos, se os CTAs são corretos, como chegar até determinado conteúdo, como retornar à página anterior e diversas outras variáveis.

Essa análise é uma iniciativa para facilitar os caminhos de conversão e eliminar impedimentos para finalizar a compra. 

Um cadastro longo pode ser uma barreira desnecessária e levar ao abandono do carrinho de compras, por exemplo. Nesse caso, opte apenas por um cadastro de e-mail antes de inserir os dados do pagamento. A facilidade e a agilidade vão favorecer a compra, principalmente se ela for de caráter mais impulsiva.

Layout simples

Escolha um layout simples e objetivo que atenda às necessidades da sua persona. Fuja de elementos visuais complexos e tenha cuidado na hora de inovar, pois a grande maioria dos usuários já possui expectativas e não deseja ser frustrada.

Imagine um e-commerce com o menu de navegação no final da página e o carrinho de compras no canto inferior esquerdo. Esse posicionamento inusitado vai, sem dúvida, dificultar as ações do usuário dentro do site e pode aumentar a rejeição.

Design uniforme

O design é outro tema importante. É preciso criar uma padronização entre suas páginas e manter uniformidade em todo o site. Pois, quando mudamos a estrutura quebramos também o padrão criado em nosso cérebro. Isso confunde a linha de pensamento, dificulta a tomada de decisões e, por sua vez, aumenta a taxa de rejeição.

Portanto, mantenha a apresentação do texto, dos elementos visuais, barras e menus posicionados de forma padronizada em todo site.

Conteúdo escaneável

A forma de apresentar o conteúdo em um site é fundamental para garantir a usabilidade. Afinal, costumamos escanear o texto para identificar se o que está escrito é de fato o que buscamos.

Para que o conteúdo seja de fácil leitura é importante utilizar alguns recursos como: títulos e subtítulos, tópicos, parágrafos curtos, listas enumeradas, negrito em informações importantes, links, etc.

Porém, é preciso evitar a poluição visual. O uso de muitas cores e fontes diferentes ou outras formatações misturadas podem causar desinteresse e cansaço na leitura.

Acessibilidade

O Google continuamente lança atualizações visando favorecer a experiência do usuário, principalmente de pessoas com deficiências.

Para garantir a acessibilidade faça páginas com legendas personalizadas nos videos; imagens com alt-text eficiente e zoom disponível. Evite luzes piscando e botões repentinos.

Transparência

Busque gerar a credibilidade e a confiança do usuário, com um relacionamento transparente. Apresente as informações sobre seu negócio de maneira objetiva e clara. Deixe dados de contato e insira plugins de acesso aos perfis do negócio nas redes sociais, quando houver.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a SpotPlan!

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