O Inbound Marketing e a Automação são sim para o seu negócio!

Vamos falar de Inbound Marketing e Automação?  

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é a estratégia realizada com o objetivo de atrair os clientes através da sua mensagem. Ele se diferencia do marketing tradicional que visa ir atrás dos clientes. O Inbound Marketing trabalha com três ferramentas principais: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

A Automação de Marketing, por sua vez, consiste em utilizar a tecnologia digital para coletar e trocar informações com potenciais clientes, com os objetivos de analisar, planejar, atrair, gerar contatos (leads), relacionar com estas pessoas e, por fim, realizar vendas. As principais funções dos softwares de automação são: disparo e análise de campanhas de e-mail marketing, criação de landing pages, gestão de leads, SEO, calls-to-action e gerenciamento de conteúdo.

Agora que você sabe o conceito resumido destes temas vamos ver como estas ações podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio?

É comum nos depararmos com um cliente que pensa que Inbound Marketing não é o ideal para o seu negócio ou é muito dispendioso. Porém é tudo uma questão de análise e adaptação de cada realidade.

O modelo da venda, por exemplo, é um componente que influencia muito as ações em Inbound Marketing e que também pode ser usado como critério na hora de fazer as adaptações necessárias.

A venda complexa é o caso mais comum trabalhado no Inbound Marketing, por isso, normalmente, os negócios conseguem se visualizar bem neste contexto, sem grandes necessidades de adaptações. Para aqueles que realizam vendas muito simples, simples ou muito complexas os questionamentos são mais comuns.

Vendas muito simples

Neste contexto o Inbound Marketing ajuda a potencializar a mensagem e o posicionamento da marca. Há a possibilidade de criar uma conexão de contatos e interações entre o negócio e o cliente. Já que relacionamentos ativos aumentam muito a possibilidade de um vínculo a longo prazo e a chance de se converter em vendas.

Venda simples

Nesta classificação estão a maioria dos produtos que são vendidos em e-commerce. Nestes casos, a jornada de compra costuma acontecer rapidamente, sem a necessidade de criarmos uma metodologia complexa.

Considerando que na venda simples a conexão é muito mais ágil, um eBook, onde possamos colocar junto com as opiniões um link para compras, já irá trazer resultados. Por exemplo, um guia de escolha do modelo ideal de calça jeans para cada tipo de corpo com links para o e-commerce. Cupons de desconto também podem, eventualmente, servirem de “iscas” dado que a oferta já desperta interesse de possíveis clientes.

Venda muito complexa

Neste caso a adaptação é entender que o Inbound Marketing precisa ser realizado juntamente com outras estratégias mais tradicionais de vendas, como a participação em eventos, encontros e visitas presenciais.

Ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o valor gasto, em média, por cada cliente durante um determinado período. Este também deve ser um indicador importante para adaptar sua estratégia.

Na prática, quanto menor o ticket, mais o Marketing é peça-chave na aquisição e concentra os esforços e investimentos. Quanto maior o ticket, mais o vendedor tende a executar um papel fundamental.  

Alcance geográfico da empresa

Os negócios de alcance global costumam se identificar mais com o Inbound Marketing e a Automação. Isso porque estas técnicas são facilmente usadas para combater as barreiras geográficas. Um desafio importante nestes casos são os diferentes idiomas que se pretende atingir e a tradução dos conteúdos de forma cuidadosa e eficiente.

Já os negócios locais como restaurantes, bares e shopping centers costumam precisar de adaptações, pois o público do conteúdo pode estar em várias partes do mundo, e apenas uma pequena parcela dele visitará o local de fato.

Se existe o interesse em ser muito conhecido, com o objetivo de abrir franquias ou ser uma atração turística, por exemplo, o investimento faz sentido e se paga no longo prazo.

Porém se ambição é apenas local, é preciso fazer um trabalho de educação, para manter o relacionamento sempre ativo, tornar-se uma referência/autoridade no assunto e atrair muita gente nova.

Nesse sentido, a captação de novos contatos pode ser realizada em um cadastro para sorteio, um programa de fidelidade, campanhas em datas festivas, entre outros.

Algumas ofertas ou cupons especiais também funcionam. Assim como anúncios em redes sociais que possuem capacidade de segmentação. Outra alternativa é utilizar o Co-Marketing com outros estabelecimentos que também atuam no local.

Disponibilidade de mão de obra qualificada

O Inbound Marketing é uma construção que une boas ideias, planejamento, conhecimento, execução e tempo de qualidade para gestão. Não basta contratar ferramentas incríveis se os resultados não forem analisados e otimizados continuamente.

Por isso, a disponibilidade de mão de obra qualificada é um fator importante para avaliar se sua empresa vai conseguir extrair bons resultados com Inbound Marketing ou não.

Conclusão

O Inbound Marketing e a Automação são possíveis de serem utilizados para qualquer tipo de negócio. Algumas adaptações se fazem necessárias e os investimentos variam de acordo com cada realidade. Converse com a SpotPlan para entender como estes recursos podem auxiliar você a desenvolver suas estratégias.

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