Sabemos que um conteúdo relevante e bem trabalhado é essencial para compor uma estratégia de Marketing Digital eficiente, atrair e engajar clientes.
Porém, antes de mais nada, para começarmos a produzir um conteúdo é preciso saber sobre o que escrever, para quem e em qual momento. De nada adianta um material bem redigido e bonito, se não houver nele um direcionamento e um objetivo definidos.
Portanto, diante da necessidade de construir conteúdo relevante, é preciso considerar três elementos essenciais: a Persona, a Jornada de Compra e os Canais Digitais.
A persona é a representação do cliente ideal; um personagem que simula o público-alvo com suas características, dores e amores.
Já a Jornada de Compra ou Funil de Vendas, é o processo percorrido pela persona até finalizar a compra. Para que esse recurso cumpra o seu papel, cada texto é escrito com uma intenção específica na etapa respectiva do Funil.
Visando finalizar o ciclo, precisamos ainda saber em quais canais a persona está presente: redes sociais, fóruns, grupos, listas de discussão, etc. E ter em mente que o blog é o principal canal quando falamos de conteúdo em texto. Por isso, ele deve ser o pilar da estratégia.
Mas, como escrever um texto que gere conversão?
A palavra-chave é aquela que sintetiza a ideia principal do conteúdo. Defini-la é o primeiro passo, isso vai determinar o rankeamento do texto nos sites de busca. Para auxiliar nesta tarefa é indicada a utilização de ferramentas de pesquisa por palavra-chave como o Keyword Planner e o Ubersugest; por exemplo.
Em segundo lugar, é hora de criar o título e subtítulos do conteúdo. Ao fazer isso, fica mais fácil determinar a estrutura do conteúdo, quantas heading tags e também a quantidade de palavras necessárias.
Uma das maneiras de definir a quantidade certa de palavras de um texto é a partir da abordagem do tema na internet. Faça uma busca pelo tema, e palavra-chave, e opte por criar um conteúdo com número de palavras superior aos que encontrou na sua pesquisa.
Por fim, a parte mais difícil do texto: a introdução. Esse é o momento em que agarramos a atenção do leitor e o convencemos a ler o conteúdo até o final. Por isso, o melhor é fazê-la por último para ter total domínio.
E depois da publicação?
Após a confecção do conteúdo relevante e a publicação do mesmo, o próximo passo é fazer com que as pessoas atraídas por ele se tornem clientes. Para que isso ocorra é preciso converter visitantes em leads, e guiá-los pela Jornada de Compra.
A maneira mais comum de realizar a primeira etapa dessa conversão é a partir de formulários para assinar newsletter e também para download de materiais como e-books e planilhas. Essas pessoas deixam registrados dados que podem ser usados para o próximo estágio: a nutrição.
A nutrição de leads, por sua vez, é realizada com textos mais específicos e direcionados, de acordo com o interesse apresentado, e enviados via e-mail.
Logo é chegado o momento tão esperado de transformar o lead em cliente.
No caso de vendas simples, o CTA do último e-mail pode levar a pessoa a realizar a compra. Em casos de e-commerce, o link pode ser o da página do produto. Já nas vendas complexas, a chamada para ação pode ser para agendar uma conversa com o consultor.
Considerações finais
A internet está cheia de ofertas, e o cliente optará pela melhor. Por isso, é tão importante construir conteúdos relevantes focados em conversão.
É necessário também estar alinhado com a estratégia do negócio e buscar dialogar diretamente com o lead.
Fonte: Rock Content