Ter um site é o primeiro passo para o seu negócio construir uma presença digital relevante. Apesar de ser um conceito bastante amplo, a presença digital é a maneira que seu negócio se posiciona e utiliza dos meios digitais para se mostrar confiável e ainda construir um bom relacionamento com os clientes através da internet.
Embora as redes sociais sejam também importantes, o site deve ser o ponto central. Isso porque nele é possível desenvolver mais recursos e estratégias personalizadas, enquanto as redes sociais possuem suas próprias diretrizes e fluxos comportamentais. Em resumo: o site é sua casa e é você quem define as regras!
Outro ponto são os altos custos do marketing tradicional. Investir em um site permite um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.
Um site é, também, imprescindível na tarefa de captação de leads e de novos clientes. Possuir um domínio próprio facilita o bom andamento das campanhas de marketing e as torna mais eficazes.
Sites para Negócios Locais
É comum, quando falamos de negócios locais, ainda haver o pensamento de que um site é dispensável. Especialmente porque o negócio não visa uma venda on-line direta. Mas, perceba que nem todas as páginas na internet possuem a finalidade de comercializar um produto ou serviço.
Se você possui um negócio local, como um consultório odontológico, um estúdio de design ou um restaurante, você pode usar o seu endereço eletrônico para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.
Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e o público e também servir como uma experiência ampliada com divulgação de conteúdos relevantes, construção de autoridade e reputação, divulgação de promoções e eventos.
E então, porque ter um site?
Visibilidade
O primeiro ponto é ser encontrado! Afinal, de nada adianta possuir bons produtos e serviços se os clientes não chegarem até você. Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado na internet já que os canais de busca permitem diversos tipos de pesquisa.
Se a pesquisa for sobre seu negócio, é conveniente ter um site otimizado para que ele esteja entre os primeiros links no resultado da pesquisa. Mas, se a busca for a respeito do problema que seu negócio soluciona, é importante que você tenha conteúdos relevantes para estar à frente dos concorrentes.
Além disso, um site gera credibilidade para o negócio. Através da presença na internet e de conteúdos relevantes é possível provar a capacidade técnica e o conhecimento no seu nicho de atuação.
Portanto, ao divulgar informações sobre temas interessantes para sua persona, o site do seu negócio passa a ser uma fonte confiável de consulta e pesquisa. Dessa forma é possível construir um relacionamento duradouro e converter em vendas.
Leads
Como dissemos, o site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato com o futuro cliente. Dessa maneira é preciso aumentar o tráfego do site, para crescer também a captação de leads e a finalização da venda em si.
Mais uma vez, os conteúdos relevantes são importantes, pois fazem com que os usuários cheguem até seu negócio de forma espontânea. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.
Vendas
Por fim, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda. Um site é imprescindível não só para vendas self-service, como é o caso de e-commerces, mas também vendas consultivas como é aqui na SpotPlan.
No caso de vendas consultivas, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha um canal de comunicação facilitado, como um chat, por exemplo.
Já se a venda for self-service, o site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Mesmo que seja feriado.
Por fim
Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar. A SpotPlan tem uma solução do tamanho certo para você; entre em contato conosco.
Mas, caso seu negócio já possua um site, tenha em mente que esse caminho deve ser trilhado dia a dia. Invista na otimização, nas atualizações de design, no planejamento de conteúdo, e ofereça novidades!