Você provavelmente já recebeu na sua caixa de e-mail um lançamento, uma promoção, uma confirmação de compra online ou um newsletter, não é mesmo?
Esta ferramenta do marketing que visa a comunicação entre negócios e seus consumidores ou potenciais clientes através do e-mail chama-se E-mail Marketing.
Este recurso chegou inicialmente como a versão digital da mala direta, aquela enviada via correio, porém com menos custos. E chegou até a ser desestimulado, muitas vezes considerado invasivo, ineficiente e até mesmo um temido spam. Uma mensagem nunca aberta, um esforço perdido. Muitos especialistas até consideraram o fim do e-mail marketing.
Porém este modelo inicialmente massivo e sem personalidade sofreu modificações e vem alcançando atualmente uma maneira cada vez mais pessoal e relevante de comunicação, com o poder da troca direta de mensagens.
Dentre as muitas vantagens que o E-mail Marketing apresenta para os negócios estão: grande potencial de alcance, lista personalizada para nichos específicos, alcance mais previsível em comparação com as redes sociais por não sofrer influência dos algoritmos das mesmas, formato flexível e ajustável às diversas necessidades, e um alto potencial de retorno financeiro.
De olho em todas estas questões a SpotPlan preparou um material repleto de dicas para você refletir sobre o tema e também para servir de guia para os seus primeiros passos nesta caminhada. Vamos lá?
Passo a passo do Email Marketing
Lista de contatos
O primeiro passo é atentar-se para construir sua própria lista de e-mails. Comprar uma relação de endereços eletrônicos já pronta é uma armadilha disponível no mercado. Isso porque seus contatos precisam ser de fato pessoas interessadas no seu nicho de atuação.
Mas não se preocupe, a tarefa é difícil, mas perfeitamente possível. Para a construção desta lista você poderá utilizar diversas técnicas de captação de mailing como estratégias dentro do seu próprio site e também pop-ups contextualizados ao seu segmento.
Ferramenta de envio
Uma vez que seu mailing já tenha uma boa base de dados, repleto de clientes e potenciais clientes, é hora de escolher a ferramenta de disparo de e-mails, ou ESP (Email Service Provider), que melhor se adeque à realidade do seu negócio.
Remetente
O momento de definir o endereço do remetente, o e-mail do qual partirão as mensagens, deve ter a atenção devida: opte por personificar ou dar pessoalidade. Para isso evite endereços como contato@empresa.com.br e prefira seunome@empresa.com.br. Esta sutileza influencia, e muito, na taxa de abertura e de cliques.
Estratégia
Para construir uma boa estratégia de comunicação para o e-mail marketing é preciso clareza e foco. Tenha sempre em mente, e por escrito, quem é o seu público, quais serão as ações a serem realizadas, qual a linguagem adotada e quais os objetivos a serem alcançados. Estabeleça as diretrizes, cheque com frequência e faça adequações quando necessário.
Identidade
É essencial manter a identidade do seu negócio também nos comunicados realizados via e-mail. Para isso aposte em uma comunicação visual marcante que identifique seu negócio já em um primeiro momento. Seu público, deve perceber rapidamente, ao abrir o e-mail, de se trata de um contato seu.
Relacionamento
Gerar um relacionamento com o público é parte vital para que este processo siga eficiente. Busque um equilíbrio na quantidade de disparos de e-mails, muitos podem fatigar e outros podem desinteressar. A dica da SpotPlan para esta etapa é a confecção de um calendário programado.
Segmentação
Segmentar seu mailing em nichos de interesses irá, com toda certeza, contribuir para um e-mail marketing cada vez mais relevante e com mais resultados. Você poderá determinar estes nichos no próprio momento da captação dos contatos ou ainda poderá aplicar um questionário de interesses.
Resultados
Analisar os resultados obtidos será a consolidação do seu processo. Desta maneira você poderá manter os acertos e modificar os erros constantemente para que seu retorno seja continuamente aperfeiçoado.
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