Instagram planeja ocultar número de likes! Será o fim das métricas da vaidade?

Você já parou para pensar o quanto as métricas de vaidade impactam na reputação de uma pessoa e de fato no seu dia a dia? Você já se sentiu mal ou ansioso ao ver as vidas perfeitas no Instagram com muitos likes e comentários? Qual é o limite entre o amável e o invasivo nas redes sociais?

Diante dessas questões e discussões sobre saúde mental no uso de redes sociais, o Instagram iniciou testes para uma sutil, mas significativa mudança. Trata-se da possibilidade de mostrar o número de curtidas de uma publicação apenas para o usuário que fez a postagem.

O objetivo da mudança seria incentivar que as interações na rede sejam mais naturais e gerem menos ansiedade nas pessoas. O ajuste modificaria por completo um fator psicológico por trás da dinâmica atual: a quantificação das curtidas.

O que diz o Instagram?

Segundo informações da própria empresa, a intenção é realizar algumas alterações no design e pequenas mudanças na aparência, porém visando um impacto potencialmente massivo no bem-estar dos usuários.

“Queremos que os seus seguidores se centrem no que você compartilha, não na quantidade de curtidas que recebem em suas publicações. Durante esta prova, só as pessoas que compartilham uma publicação verão a quantidade total de curtidas que recebem”.

Como a mudança deve funcionar?

A fase inicial e de testes desta novidade possui uma proposta bem simples de ser entendida: a quantidade de curtidas de uma publicação só será visível para quem fez a publicação e para ninguém mais. Segundo o próprio Instagram, a ideia é que sejam eliminados os vínculos tóxicos e competitivos.

Como surgiu a ideia?

Conforme divulgação, o problema foi inicialmente levado a público em 2017, quando a Royal Society Health da Inglaterra fez uma pesquisa com 1500 jovens entre 14 e 24 anos para avaliar aspectos como a saúde e o bem-estar em relação às redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube, Snapchat e Instagram.

Na realidade, um dos aspectos negativos da experiência vivenciada nas redes é exatamente a pressão que o usuário sente para que suas publicações obtenham curtidas e comentários positivos, como um tipo de comprovação da sua aceitação na sociedade.

Dependendo da relação que o usuário estabelece com as redes sociais, esta obsessão por curtidas pode gerar ansiedade, depressão, solidão e também fomentar o bullying. Até parece exagero, mas o tema é tão relevante que foi tratado também pela Forbes, revista estadunidense de negócios e economia.

Qual a importância de uma experiência saudável nas redes sociais?

O impacto no âmbito psicológico e da saúde passa a ser relevante e precisa ser analisado e minimizado a partir do momento em que as tecnologias se fazem cada vez mais presentes em nosso dia a dia, promovendo novos comportamentos sociais.

As métricas de vaidade impactam não só as pessoas, mas também as empresas que se tornam reféns de um número satisfatório de likes. Os corações são como moedas na economia dos conteúdos e a ausência deles gera desconforto nos negócios.

Como ficam os influenciadores digitais?

Um dos maiores questionamentos das equipes de marketing neste momento é sobre como será a atuação dos influenciadores digitais se esta novidade proposta pelo Instagram for de fato implantada.  

Talvez, sejam eles os mais prejudicados já que dependem diretamente da quantidade de curtidas nas redes para a realização do seu trabalho.

Sem a possibilidade de ver o número de seguidores que curtem uma publicação perde-se a referência de quem movimenta mais público e de maneira este público está engajado.

Com toda certeza, será uma grande oportunidade de mudança na dinâmica desse fenômeno da era dos influencers!

A pista que fica para o futuro é a mesma que temos notado já há algum tempo e diz respeito ao conteúdo relevante. Portanto, a dica é investir em postagens de interesse do público que se deseja atingir e não se preocupar tanto com os números; as famosas métricas de vaidade.

Apesar dessa insegurança inicial, comum a tudo que é novidade, a alteração proposta pelo Instagram é de grande relevância, pois volta a colocar o usuário no centro do tema, e não mais os números vinculados a ele ou ao seu status online.

Fonte: Rock Content

GOSTOU DO POST? COMPARTILHE!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE O SEU COMENTÁRIO