Atrair tráfego qualificado, aquelas pessoas que realmente estão interessadas no nicho do seu negócio, é um ponto fundamental para uma boa estratégia de Marketing Digital. Se o público certo chegar até os seus canais digitais, o resultado virá como consequência.
Muitas pessoas perguntam se é possível gerar visitas para um site, blog ou até mesmo para redes sociais, sem gastar dinheiro com anúncios; este é o tráfego orgânico. A resposta da SpotPlan para esta questão é: sim.
Porém nem sempre o tráfego orgânico sozinho irá responder às expectativas e, por isso, o ideal é também investir em anúncios. O resultado somado de diferentes esforços será de grande impacto na aquisição de público e de clientes.
O que é tráfego orgânico?
Tráfego é o conjunto de visitas que um canal digital recebe. Já o tráfego orgânico são as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem a utilização de anúncios.
É difícil precisar se o tráfego orgânico de fato não envolveu custo, até porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo para serem realizadas.
O conteúdo publicado em sites e blogs, por exemplo, possui um custo de produção, mas poderá gerar visitas por um longo período de tempo. Enquanto um anúncio trará visitantes apenas durante o momento que estiver ativo. Desta maneira as ações se tornam complementares.
Tipos de tráfego
O tráfego se divide, basicamente, entre pago e orgânico. Mas você deve ter se deparado com vários nomes diferentes, principalmente se já acessou o painel do Google Analytics. Isso porque critérios particulares de avaliação são usados para ajudar a entender melhor como determinado visitante chegou a cada página.
- Tráfego pago: atrai visitantes através de anúncios;
- Tráfego direto: acesso direto no seu site ou blog, sem vir de outro site. Este é também um tráfego orgânico, já que não vem de fontes pagas;
- Tráfego social: são os acessos a partir de redes sociais, que direcionam tráfego para um site. Também podem ter demandado investimentos como anúncios vinculados nas redes sociais;
- Tráfego de referência: quando alguém visita uma página a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca.
Vantagens do tráfego orgânico
Conheça agora algumas das vantagens que o tráfego orgânico pode trazer para sua estratégia de marketing digital:
1. Custo-benefício
O tráfego orgânico, se comparado com os anúncios, contribui para a redução de custos da sua estratégia de marketing digital. Considerando a margem de lucro sobre as vendas, é possível dizer que ele é imbatível no quesito custo-benefício.
2. Escalabilidade
O custo para atrair um grande número de visitantes qualificados pode ser inviável para alguns negócios. Com o tráfego orgânico, acontece o contrário: quanto mais visitas, menor seu custo.
3. Relevância
O resultado orgânico é considerado genuíno e com maior relevância. Isso porque os usuários entendem que anúncios possuem a intenção de venda explícita e por isso tendem a serem mais cautelosos.
4. Duração
A duração dos resultados de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade se compararmos com as campanhas pagas que possuem prazo de iniciar e de encerrar.
Se considerarmos manter uma campanha de tráfego pago rodando continuamente, o custo pode ser impraticável. Enquanto as postagens de sites e blogs não possuem este prazo de validade intrínseco.
5. Construção de relacionamento
O tráfego pago possui um papel importante nas estratégias de marketing digital, porém para construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra o tráfego orgânico é uma boa escolha. A soma do baixo custo e da confiança dos usuários são os benefícios mais evidentes.
Estratégias
Neste momento você deve estar se perguntando: Como alcançar o tráfego orgânico? Quais são as estratégias apropriadas? Selecionamos algumas dicas para você:
1. Marketing de conteúdo
A geração de tráfego orgânico dificilmente acontece sem o desenvolvimento de algum conteúdo voltado ao público alvo; a persona. Por isso é importante entender como o marketing de conteúdo funciona e como aplicá-lo de forma consistente.
2. SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de mecanismos de busca. Na prática, é um conjunto de técnicas que visam tornar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google.
O SEO é uma excelente estratégia que requer tempo e disciplina para ser aplicada. Mas não tenha dúvidas de que o esforço vale a pena. Um site bem avaliado pelo Google muito provavelmente irá alcançar bastante tráfego orgânico.
3. E-mail marketing
O e-mail marketing é um importante canal para construir relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo. Ele irá auxiliar no momento de cultivar o interesse do seu público, manter o relacionamento a longo prazo, transformar visitantes em leads e também em clientes.
Conclusão
O tráfego orgânico exige tempo, pesquisa e regularidade. Mas o trabalho vale a pena, pois traz resultados consistentes e de longa duração; ainda mais quando somado ao tráfego pago.