A proximidade com os clientes e possíveis clientes é essencial para um negócio obter sucesso. A boa notícia é que existem diversas técnicas e recursos para promover este relacionamento e o e-mail marketing é uma delas.
Portanto, saber como crescer a sua lista de contatos de forma orgânica e rápida pode ser um grande diferencial para a sua estratégia.
Mas cuidado com uma armadilha: muitas pessoas acreditam que comprar um mailing é a maneira mais rápida para adquirir novos contatos. O fato é que esta estratégia não funciona, pois é invasiva, não promove engajamento, e você muito provavelmente vai direcionar suas ações ao público errado.
Então vamos aprender a aumentar a sua lista de e-mails de maneira orgânica e rápida? Veja o que a SpotPlan preparou para você.
Crie conteúdo relevante
O primeiro pilar desta estratégia é o Marketing de Conteúdo. Ele é praticamente obrigatório para qualquer negócio que deseja ter uma presença significativa na internet. Oferecer um conteúdo relevante para seus clientes e prospectos vai atraí-los de forma genuína e ajudar a construir a sua autoridade e credibilidade.
Mas, como um conteúdo pode fazer crescer a lista de contatos? Em primeiro lugar o conteúdo vai aumentar suas chances de ser encontrado em sites de busca e depois vai direcionar o usuário a interagir mais com o seu negócio.
Escolha um CTA estratégico
O Call to Action, que poderia ser traduzido para “convite à ação”, é qualquer chamada, visual ou textual, que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação desejada. Ele será o responsável por dar continuidade ao relacionamento após o primeiro contato com o conteúdo.
Este recurso pode ser usado na home, no blog, nas redes sociais e em anúncios também. Nas redes sociais a tendência é explorar os stories.
Também é muito importante realizar testes para medir a performance do CTA.
Ofereça algo exclusivo
Oferecer um conteúdo exclusivo para download; um e-book; um desconto; promoção ou brinde é uma ótima forma de obter o contato do usuário. Normalmente a disponibilização da oferta ocorre mediante o cadastro do e-mail e este é o início de um relacionamento mais próximo.
Dependendo do seu nicho de negócio, outra opção é oferecer uma assinatura grátis por tempo limitado para que o usuário experimente seus serviços ou produtos.
Eleja um ponto de conversão
Escolha um ou mais pontos de conversão para a sua home page. Esta página é a referência do seu negócio on-line; uma vitrine para os visitantes.
Os pontos de conversão não precisam ser agressivos, você pode optar, por exemplo, por uma caixa de inscrição para a newsletter, um pequeno CTA, um header (aquela faixa que fica na parte de cima em destaque), um footer (faixa que fica na parte de baixo) ou, ainda, outra opção desejada. Basta ter o cuidado para não exagerar.
Tenha uma landing page otimizada
Uma landing page visa alcançar a conversão, captação de contatos e vendas. Normalmente quando o usuário chega até ela é porque já há interesse no tema. Talvez ele precise apenas de um incentivo para continuar.
A respeito da otimização da landing page é necessário trabalhar as cores, as imagens, os formulários e o copywriting.
Invista em anúncios
Anúncios nas redes sociais e em sites de busca são usados para direcionar o usuário para páginas de interesse do seu negócio. Por isso é preciso escolher as palavras-chave certas e deixar seu contato; inclusive no blog.
Use pop ups
Os pop ups são muitas vezes considerados inconvenientes e por isso devem ser usados com cuidado; para não poluir o seu domínio e atrapalhar a navegação do usuário.
Apesar da má fama, esses recursos trazem resultados bons para estratégias de marketing, otimizando a conversão.
Divulgue depoimentos de clientes
Depoimentos de clientes agregam valor e relevância, além de proporcionar uma sensação de identificação. O melhor local para utilizá-los é próximo ao CTA ou outro ponto de conversão.