Com certeza você já ouviu falar dos influenciadores digitais e do trabalho que realizam na internet; principalmente nas redes sociais. Essas pessoas exercem um papel importante na atualidade, fazendo uma ponte entre as marcas ou os produtos com o público alvo, consumidores em potencial.
Nesta postagem, a SpotPlan vai explicar como se dá o relacionamento entre as marcas e os influenciadores digitais, como ele pode ser vantajoso para o seu negócio e ainda as armadilhas que podem estar escondidas nele.
Anúncios nas Redes Sociais
Se o seu negócio está presente nas redes sociais mais utilizadas no Brasil, como Facebook, Instagram e YouTube, ou se você as usa pessoalmente, já se deparou com diversos conteúdos divulgados por marcas, sejam eles pagos ou não.
Às vezes, as postagens são realizadas nos canais oficiais da marca e outras vezes através de uma espécie de embaixador seja ele celebridade, influenciador digital e também consumidor real.
Essa ação é chamada de marketing de influência e trata-se da possibilidade de divulgar negócios por meio de personalidades relevantes nas redes sociais. A técnica é eficaz, pois as pessoas confiam na opinião dos influenciadores quase tanto quanto na de seus parentes e amigos.
Portanto, validar a marca ou o produto, gerar credibilidade e empatia, proximidade, trazer identificação com um grupo, ideal ou estilo de vida são algumas das vantagens desse tipo de atuação.
Como mencionamos anteriormente, essa estratégia pode ser feita mediante contrato ou espontaneamente e a figura do influenciador digital é determinante nesse contexto.
Como os Influenciadores digitais atuam
Os influenciadores digitais, como o nome já diz, são pessoas que exercem influência na internet; seja para o grande público com milhões de seguidores ou para um nicho específico e menor público, no último caso são chamados de microinfluenciadores.
A base do trabalho dessas pessoas é a criação de conteúdo de valor, que gere interesse e identificação com o público em questão. A forma particular de se comunicar confere uma capacidade de inspirar o comportamento do público, que por consequência, torna-se seguidor ou fã.
É justamente a proximidade e a empatia individual do influenciador que atrai o público, fazendo dele um amigo, uma referência ou um modelo.
Pensando amplamente, todos nós somos influenciadores em potencial. Afinal, quando emitimos uma opinião sobre um produto ou serviço estamos validando ou não a sua qualidade e eficiência. Portanto, o que indica a força de um anúncio a ser realizado é o alcance e a constância do público.
Exemplos de influenciadores digitais
As celebridades são influenciadoras naturais. A atriz Marina Ruy Barbosa, por exemplo, está entre as artistas mais influentes do mundo, estima-se que uma postagem no Instagram de Marina pode custar cerca de R$ 150.000,00.
Outras personalidades tornam-se celebridades através do trabalho que realizam nas redes sociais, podemos, nesse caso, citar Kéfera Buchmann que ficou conhecida através do canal do YouTube “5inco Minutos”, um dos primeiros do Brasil a atingir um milhão de inscritos, e passou também a atuar como escritora e atriz.
Já a Gabriela Pugliesi é um exemplo de microinfluenciadora, nesse caso, para o nicho fitness. Ela compartilha a sua rotina de alimentação e malhação diária com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram.
Os influenciadores digitais e as marcas
Para os negócios, é valiosa a oportunidade divulgar produtos e serviços através de pessoas que já possuem a confiança do público. Além de propagar a mensagem da marca para um grande número de seguidores, os influenciadores possuem naturalmente o poder de gerar ações de compra.
Outra grande vantagem de trabalhar em parceria com influenciadores é a adequação do orçamento. Muitas vezes a divulgação sai mais em conta do que criar comerciais na TV ou campanhas nas redes sociais e ainda é possível realizar parcerias e enviar produtos como presente.
Fuja das armadilhas
Escolher um influenciador digital para promover o seu negócio é uma tarefa cheia de armadilhas. Primeiro é preciso entender qual personalidade da internet tem empatia com sua marca, produto ou serviço para que a ação seja real e convença o público.
Também é importante avaliar se os ideais do influenciador estão de acordo com as diretrizes do seu negócio, como por exemplo uma pessoa que realiza postagens muito polêmicas com conteúdo racista, homofóbico ou que fale muito de política precisa ser avaliada com cuidado, pois pode trazer algum impacto negativo à imagem do seu negócio.
Outra questão é o público: avalie se o perfil de seguidores do influenciador é o mesmo do público alvo do seu negócio; pondere sobre o engajamento desse público; leia os comentários nas postagens e entenda como as ações devem ser realizadas para obter sucesso. Atenção também para os seguidores falsos ou comprados, pois essa prática ainda é comum na internet.
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