Jornada de Compra: o caminho que seu cliente faz até você

O grande impacto que a popularização da internet trouxe para a vida das pessoas e para os negócios já não é segredo. E um dos fatores que mais se transformou neste universo foi a forma como o consumidor se relaciona com as empresas, os produtos e os serviços disponíveis no mercado.

A pesquisa, a troca de experiências, as recomendações, a possibilidade de interagir, opinar e ser amplamente ouvido alterou todo o processo de decisão de compra por parte deste consumidor.

Tendo em vista este novo cenário, diversas técnicas e estratégias foram repensadas pelos especialistas em Marketing Digital para causar empatia, identidade, proximidade e atrair estes novos e exigentes consumidores. E entre os experts há unanimidade quando falamos de Marketing de Conteúdo e de Jornada de Compra ou Jornada do Cliente.

Por isso a SpotPlan irá resumir alguns conceitos para ajudá-lo a entender como esse processo pode beneficiar o seu negócio.

O que é Jornada de Compra

A Jornada de Compra trata do caminho percorrido pelo seu cliente ideal, persona, para chegar a decisão de compra de um produto ou serviço. Esse processo visa entender e antecipar o comportamento do consumidor desde a descoberta de uma necessidade, até a opção por adquirir a solução que o seu negócio oferece. E é a partir deste entendimento que as estratégias serão definidas.

Portanto, elaborar uma Jornada de Compra coerente é uma tarefa de muita importância e deve levar em consideração fatores diversos desde o modelo macro do planejamento de marketing até todas pequenas informações ou diretrizes definidas em sua elaboração.

O fundamental é mostrar, com diversas abordagens e profundidades, a autoridade e a credibilidade que seu negócio possui em um determinado nicho de atuação.

A Jornada de Compra é dividida em 4 etapas:

1. Aprendizado ou Descoberta

Este é o início do processo e constitui um primeiro contato, um gatilho para despertar o interesse do seu cliente ideal em conhecer o tema que culminará na solução de um problema específico. Por exemplo: Vamos supor que você trabalhe com softwares empresariais.  Aline é uma microempreendedora e está procurando na internet maneiras para gerir o negócio. Ela deseja inicialmente se informar sobre o assunto e aprender algumas técnicas. Neste momento ela encontra a sua postagem na internet com dicas para controle de estoque e se interessa pelo assunto.

2. Reconhecimento do Problema

Agora Aline já teve contato com este primeiro conteúdo e tomou consciência de que ela pode realizar muitas ações para otimizar o controle de estoque do seu pequeno negócio. Ela passa a reconhecer falhas em seu processo atual e entende que pode e precisa melhorar sua rotina. Então, Aline se dá conta de que, vinculado àquele primeiro conteúdo que a interessou, está disponível algo mais específico e que ela poderá até mesmo baixar uma planilha para auxiliá-la no controle de estoque. Para ter acesso a esta planilha ela precisa apenas cadastrar um e-mail.

3. Consideração da solução

Aline começa a considerar que precisa achar uma solução para o problema de seu estoque e assim ela terá muitos benefícios. É neste momento, uma vez que já tem o e-mail de Aline, que você oferece um conteúdo apresentando o software de sua empresa. As ferramentas, como ele otimiza o tempo do gestor de estoque e as informações estratégicas que ele traz. Você poderá também enviar comparativos que mostrem as vantagens do seu software frente a outros modelos de gestão de estoque.

4. Decisão de compra

Esta é a etapa da conclusão de uma jornada bem planejada: é a decisão pela compra. Nesse momento, Aline decidiu que precisa contratar a solução para o estoque de seu negócio. É hora de você dar a oportunidade para Aline conhecer a fundo o seu software. Este é o momento decisivo. Você precisa ter estratégias para que ela solicite mais informações sobre o seu produto. Você poderá disponibilizar uma versão de testes ou alguns dias grátis mediante o fornecimento de dados para contato.

Pronto, Aline acaba de completar a sua Jornada de Compra. Com os dados de contato disponíveis, o seu time de vendas poderá conversar diretamente com Aline e terá a oportunidade fechar negócio.

O contato comercial com Aline deve ser feito em tempo certo, pois as chances de conversão são maiores e você já teve a chance de demonstrar sua autoridade no assunto. É essencial não atropelar as etapas.

Pensar a Jornada de Compra é, portanto, um investimento eficiente e de ganhos ilimitados: desde a construção de autoridade até a conclusão do negócio em si.

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