Manifesto de marca: O que é e porque é importante?

Uma marca precisa ter clara a sua identidade e também comunicar de forma objetiva com seu público. No cenário atual, o posicionamento diante do mercado é cada vez mais importante para gerar empatia e identificação com os consumidores. Sem um DNA bem definido não existe marca e sim uma empresa ou produto.

Para isso, o manifesto de marca é um recurso amplamente utilizado no mercado publicitário. Através dele é possível organizar e transmitir informações e sentimentos, além da missão, visão e valores e qualquer outro comunicado oficial. O objetivo não é apenas inspirar uma compra, mas, e principalmente, gerar empatia e reflexão sobre temas importantes da vida.

Assim, o manifesto de uma marca é uma espécie de carta de intenções, uma maneira de seu negócio demonstrar posicionamento no mercado sobre si mesmo ou a cerca um determinado assunto. Então, os consumidores irão compreender melhor o que você faz e o que motiva suas ações.

Os conceitos transmitidos podem inspirar os consumidores a refletirem sobre um tema e também a adotarem comportamentos com os quais tenham empatia e se sintam representados. Tudo isso auxilia a lembrança emotiva e cognitiva da marca, tornando-a mais presente na mente e na rotina deles.

Podemos citar grandes marcas como a Coca-Cola, Nike, Apple e Red Bull como exemplos consolidados. Isso porque suas identidades carregam com elas conceitos firmes e enraizados que as identificam em qualquer espaço que estejam mesmo que de forma discreta ou subliminar. São elementos intangíveis que, muitas vezes, antecedem a percepção do consumidor diante de um novo produto ou serviço; como o ronco do motor da Harley-Davidson.

Mas, não apenas grandes e famosas marcas podem ter identidades fortes. É possível construir esses conceitos e percepções em qualquer negócio; independente do nicho ou do alcance. Esse conjunto de elementos que define uma marca pode também ser chamado de branding.

O manifesto de marca e o politicamente correto

Atualmente, o manifesto de marca vem ganhando um novo significado no universo publicitário. Isso porque as transformações no comportamento social têm incentivado algumas marcas a se manifestarem sobre política, preconceito, igualdade de gênero e outros temas. Na nova percepção dos consumidores existe, de um lado, uma maior conscientização social, e de outro, grupos tradicionais e resistentes à mudança.

A Skol, por exemplo, vem buscando um posicionamento contra o preconceito em suas campanhas sob a assinatura “tá redondo, tá junto” e contra os comentários “quadrados” com boa repercussão. Já no caso OMO, em campanha indicando um “recall” e fazendo referência à identidade de gênero, o retorno foi de muitas polêmicas. Essa aceitação ou rejeição é um risco intrínseco em temas polêmicos.

Especialistas indicam que marcas fortes precisam ter posicionamentos também fortes. Embora seja tendência as marcas adotarem posicionamentos mais claros frente a temas do chamado politicamente correto, há, como mencionamos, sempre um risco e cabe ao consumidor filtrar e se conectar com aqueles conceitos que estão em harmonia com seus valores.

Se quiser saber mais sobre como criar e gerir sua marca, você precisa agendar um horário conosco. Já estamos esperando você! Até já!

GOSTOU DO POST? COMPARTILHE!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE O SEU COMENTÁRIO