Como começar a obter lucro através das redes sociais?

As redes sociais são partes essenciais para um bom planejamento estratégico de Marketing Digital. Através delas é possível consolidar a presença digital de uma marca, interagir com o público, criar a sensação de pertencimento, romper barreiras geográficas, aumentar visibilidade, e muito mais.

Porém existe ainda um questionamento comum, entre aqueles que desejam investir nas redes sociais, sobre como é efetivamente possível romper a barreira da geração de tráfego e ir além. As perguntas são a respeito de ações que não apenas gerem likes ou compartilhamentos, mas que também potencializem os resultados de vendas e alcancem lucro.

Se esta também é sua dúvida este artigo é para você. Leia até o final e também nos envie comentários. A equipe da SpotPlan estará disponível para conversar com você.

Tráfego

Gerar tráfego, likes, compartilhamentos, menções e marcações nas redes sociais é realmente incrível e muito importante para aumentar a visibilidade de seu negócio.

Falamos ainda em credibilidade, relacionamento aberto, empatia e tantos outros benefícios. Mas sabemos que algumas vezes o tráfego atraído não é qualificado; pessoas que não estão realmente interessadas nos seus produtos ou serviços.

Promoções e sorteios, por exemplo, podem atrair usuários ilusórios, que não são de fato potenciais clientes.

Pense que se seu negócio é local e atende apenas clientes em um raio de 60 km de distância da sede, talvez não seja efetivo realizar um sorteio em nível nacional. É claro que cabe análise de variáveis como possível expansão por meio de distribuidoras ou franquias.

Desta maneira as ações adotadas devem ser minuciosamente pensadas para o objetivo que se deseja alcançar e para que seja de fato relevante. O desafio está em valer-se do tráfego para gerar oportunidades de vendas.

E então: como podemos ir além da geração de tráfego e construir oportunidades efetivas de vendas através das redes sociais?

Relacionamento

Esta deve ser a primeira palavra à sua mente quando falamos sobre oportunidades de venda. Não há venda sem relacionamento. O seu negócio deve sustentar o foco em construir bons relacionamentos com o público e guiá-lo com eficiência ao longo da Jornada de Compra.

Funil de vendas

Conhecer bem o processo do funil de vendas, ter domínio sobre ele e ainda sobre as etapas anteriores é uma ótima receita. Se um potencial cliente encontra você nas redes sociais é preciso ter estratégias para conduzi-lo ao próximo passo. Qual é o próximo passo? Pense em como você pode promover um bom relacionamento com ele e prepará-lo para completar a compra.

Divulgação Paga

As redes sociais permitem muitas possibilidades de divulgação de seus negócios e serviços com segmentações e direcionamentos efetivos ao seu objetivo, permitindo a exploração de várias das etapas do funil de vendas.

Marketing

Com acesso a contatos cada vez mais qualificados (que podem ser gerados através das redes sociais), a equipe de vendas passa a ser mais assertiva em suas abordagens e assim otimizar tempo e recursos.

Remarketing

Esta é uma ação baseada na comunicação com um público que já teve um contato prévio com a marca. São muitas as ferramentas disponíveis para se retomar este relacionamento, inclusive nas redes sociais existe esta possibilidade. Assim, você pode direcionar anúncios diferenciados para os usuários que demostraram interesse em seus produtos ou serviços, mas não finalizaram o negócio.

Vendas

Existem diversas ferramentas para realização de vendas nas redes sociais, tanto aquelas disponibilizadas dentro das próprias plataformas (Marketplace, por exemplo); quanto aquelas externas, mas que sejam compatíveis a elas. Basta você avaliar a que combine melhor com seus objetivos e iniciar suas vendas. Facilitadores de pagamentos também são essenciais nesta etapa.

Resultados

As redes sociais permitem o acompanhamento de sua performance. Explorar estes recursos é essencial para o sucesso da estratégia de marketing. Desta maneira será possível compreender melhor e realizar adequações necessárias.

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