Aprenda 10 dicas valiosas para otimizar e gerar conversão no seu site

Um site pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Duas das grandes vantagens são a enorme visibilidade sem barreiras geográficas e a possibilidade de conversão; venda de produtos ou serviços.

Para alcançar bons números, o site precisa ser bem planejado, possuir conteúdos relevantes e adaptáveis a diferentes dispositivos, atender às expectativas do público, prezar por técnicas de SEO, dentre outras táticas.

Pensando nisso, a SpotPlan reuniu uma lista com 10 dicas que irão ajudar a aumentar a conversão do seu site.

1. Entenda seu público

Saber quem é o seu público e o que ele espera encontrar no seu site irá facilitar muito. Para isso faça pesquisas, estudo de persona, planeje seus objetivos e entenda porque seu negócio precisa de um site e o que poderá alcançar através dele.

2. Planeje a primeira dobra do site

A primeira dobra de um site corresponde a tudo que aparece na tela sem precisar rolar a página. Por isso é tão importante que seja bem planejada, ela será a responsável pela continuidade da navegação. Pense que 100% das pessoas que entram no seu site veem a primeira dobra, mas que nem todas estas pessoas rolam a página. Cuide para que a navegação seja bonita e atraente, que contenha as informações principais do seu negócio e que também tenha um botão de ação.

3. Adicione depoimentos

Os depoimentos podem contribuir muito com a reputação de seu negócio, pois mostram o ponto de vista de quem já adquiriu seu produto ou serviço, isso irá gerar credibilidade e servirá de estímulo para novos clientes. Apresentar cases de sucesso também é uma ótima alternativa.

4. Desenvolva conteúdos relevantes

Produzir conteúdos relevantes, de acordo com o interesse do seu público, irá atrair a atenção, a credibilidade e gerar autoridade para seu negócio, e além disso, irá trazer mais relevância nos sites de buscas como Google e Yahoo.

5. Invista em fotos e vídeos

Imagens e vídeos chamam mais atenção do que apenas textos. Eles geralmente trazem proximidade com a realidade do público. Se o material for exclusivo, produzido para o seu negócio, será ainda melhor se comparado ao material reproduzido ou de banco de imagem, por exemplo.

6. Cite as vantagens

Liste todas as vantagens dos seus produtos ou serviços, mesmo que para você pareçam óbvias. Isso fará com que os usuários analisem e decidam pelo seu produto e não por outro.

7. Aposte em formulários rápidos

Os formulários são de fato importantes para a geração de leads e conversões. Porém opte por formulários objetivos, rápidos e fáceis de serem preenchidos. Assim o visitante do seu site se sentirá mais confortável em preenche-los.  Formulários longos desestimulam a compra e fazem com que os usuários desistam no meio do caminho. Portanto, pergunte apenas o essencial.

8. Faça testes A/B

É comum surgirem muitas dúvidas sobre o desempenho de um site e realizar os testes A/B é imprescindível para tirar a prova de alguns destes questionamentos usando dados reais. Esta etapa não deve ser esquecida, ela é grande responsável pela otimização dos resultados.

9. Tenha um desenvolvedor

Já escutou a máxima: é melhor prevenir do que remediar? Então, por isso é muito importante ter sempre em mãos o contato de um desenvolvedor para resolver rapidamente alguns problemas que possam surgir no site.

Às vezes a instalação de um simples plugin pode bagunçar o layout do site ou até mesmo causar erros na página. Estes imprevistos influenciam na conversão do seu site e ainda podem causar perda de vendas.

10. Avalie a performance do seu site

O gerenciamento de um site deve ser feito com regularidade. Vale avaliar indicadores de performance, tempo de carregamento, erros nas páginas, tempo de resposta do servidor, entre outros. A avaliação e a adequação é muito importante para manter tudo funcionando com eficiência.

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