Vamos falar sobre marca, branding e marketing digital?

O que é marca

Resumidamente, a marca é tudo aquilo que remete ao negócio que ela representa, trazendo sua identidade, seu posicionamento e a percepção do consumidor. Como disse o publicitário Walter Landor: “Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”. A marca pode ser composta por logotipo, nome, cores, linguagem e também características de percepção e identidade como o ronco da Harley Davidson, por exemplo.

O que é branding

Branding é o trabalho realizado para a gestão de uma marca; um conjunto de ações para torná-la mais reconhecida. Abrange desde o nome, a identidade visual, com toda sua composição de design e comunicação, slogans, linguagem e outros elementos que a representarão no mercado e serão características de seu reconhecimento.

Refere-se, portanto, à criação e consolidação da marca com o objetivo de aumentar sua exposição de maneira estratégica e transmitir a imagem pretendida.

Entre os principais motivos de se investir em branding estão: construir um relacionamento positivo com o público-alvo; zelar pela boa reputação de produtos e serviços; alinhar os objetivos organizacionais; aumentar o ativo da empresa.

Ações de branding bem alinhadas permitem que o público desperte para sensações conscientes e inscientes que remetam à marca gerando identificação, conexão e influenciando na decisão de compra.

O branding na internet

O conceito de branding surgiu antes da internet e, portanto, é utilizado também em outras mídias com rádio, impressos e TV. Porém a internet veio ampliar as possibilidades, abaixar os custos e trazer novos questionamentos, técnicas e soluções.  Os profissionais que atuam nesta área puderam, desta maneira, apresentar uma nova concepção para o branding com os recursos do Marketing Digital. Por isso precisamos levar em consideração alguns aspectos do DNA da marca, como a identidade visual, a personalidade da marca, os canais que serão utilizados e muito mais. Quanto mais coerente e alinhada estiver a representação do negócio, maior será a possibilidade de ele ser lembrado.

Identidade visual

Nesta realidade, é muito importante que no momento da criação da marca ela seja também pensada para o ambiente digital, já que cada local de visualização possui suas especificidades. Considere diferentes dispositivos, e ambientes, prevendo, por exemplo, adaptações para versões verticais e horizontais, ampliadas e reduzidas. Planejar uma variação de cores e tipos facilitará as ações que estarão por vir, assim como a identificação da marca pelo consumidor.

Personalidade da marca

A estratégia visa transmitir os valores não visuais da marca, mas que transmitem sua personalidade e posicionamento. Como por exemplo se a marca é mais formal ou descontraída, se o relacionamento com o público será mais técnico ou irá buscar mais simpatia dando espaço para brincadeiras. Usará emojis e memes? Ou presará pelas expertise e seriedade corporativas.

Canais

Existem diversos canais para atingir seu público alvo. Por isso é essencial entender primeiro onde ele está mais fortemente presente, realizar pesquisas, criar uma persona, e estudar as especificidades e particularidades de cada canal. Lembrando que seu negócio não precisa estar presente em todos os canais, mas aqueles escolhidos estrategicamente deverão ser alimentados de informação e de interação constantemente. Podemos citar neste caso as redes sociais: seu público é mais atuante no Instagram, no Facebook, Linkedin ou Pinterest?

Conteúdo

A gestão de conteúdo proporciona inúmeros benefícios para os negócios como destacá-los nos sites de buscas, gerar credibilidade e autoridade perante os envolvidos no seu nicho de atuação, atrair público, converter clientes dentre outros.

Para finalizar: Fique atento ao conteúdo da SpotPlan e aprenda mais sobre marketing digital, gestão e estratégia!

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