Página de captura: contatos qualificados, clientes e autonomia

As páginas de captura, também chamadas de landing pages, são criadas com o objetivo de obter informações sobre possíveis compradores de um produto ou serviço. Essas páginas, geralmente, possuem alguns elementos para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele forneça seus dados.

Este conjunto de informações colhidas será usado para construir uma lista de leads, composta por pessoas que já demostraram interesse em seu negócio. Esta lista é importante para ampliar as possibilidades de relacionamentos; para segmentar as publicações; direcionar as campanhas; realizar vendas e assim ser mais eficiente na conclusão de seus objetivos.

Caso as redes sociais sejam o principal canal de divulgação do seu negócio, a lista de leads é também uma garantia. Isso porque a dinâmica das redes sociais pode ser modificada sem aviso prévio e você poderá perder informações valiosas sobre seus clientes. Sendo assim, depender totalmente das redes sociais não é uma boa estratégia e por isso, ter uma lista de leads é tão importante.

Porém é preciso lembrar que as páginas de captura não são potes de ouro. Existem outros processos necessários para que as informações obtidas de fato sejam convertidas em benefícios para seu negócio. Ações conjuntas da equipe de marketing como um funil de vendas eficiente, conteúdos relevantes e e-mail-marketing serão essenciais para dar continuidade ao trabalho.

Site x página de captura?

Você poderá optar por criar uma página de captura mesmo se não tiver um site. É possível utilizar as redes sociais para direcionar seu público através de um link; apresentar campanhas em datas especiais; divulgar promoções e muito mais.

A diferença entre elas é que página de captura possui o objetivo de capturar leads. Ela é estruturada para guiar o usuário a uma ação que resultará na captura do contato dele. Enquanto um site possui outras informações como blog, galeria de imagens, etc.

Como construir uma página de captura eficiente?

  1. Chame a atenção de seu usuário logo no início. Crie um título atrativo, um breve parágrafo que resuma a sua oferta e coloque uma imagem ou vídeo demonstrativo.
  2. Conheça bem seu público-alvo e defina o que você deseja saber dele. É importante mapear as informações relevantes para facilitar seu processo de vendas.
  3. Capriche na sua chamada para ação (call to action) e deixe claro o que você quer que seu usuário realize. Assim, você terá ótimas taxas de conversão.
  4. Ofereça um material atraente e gratuito para o visitante, pode ser um e-book, aperitivo de conteúdo, assinatura de newsletter, dentre outros.
  5. Capriche no design e estabeleça sua autoridade. Uma página de captura deve ser bonita, leve e fácil de usar. Aposte nos depoimentos, logos de clientes ou menções do seu negócio na mídia.  
  6. Defina seu direcionamento. Algumas opções são interessantes como exibir artigos que levarão o usuário para a próxima etapa do funil de vendas, um cupom de desconto ou ainda solicite uma ação nas redes sociais.
  7. Meça seus resultados e aplique melhorias continuamente.

Precisa de ajuda?

Se você ainda está com dúvidas sobre o tema e qual a melhor estratégia para o seu negócio, entre em contato com a equipe da SpotPlan agora mesmo!

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