A marca é o DNA de um negócio, uma identidade inconfundível, repleta de significado. Ela deve representar um conjunto de valores corporativos, inspirar confiança, iniciar uma boa experiência visual, e demonstrar a habilidade do negócio em atender as demandas dos consumidores.
Além da qualidade do produto ou serviço, a imagem do negócio é fundamental para conquistar a clientela e garantir bons resultados ao gerar empatia e conectar-se com o que se passa ao redor; numa abordagem ampla de relacionamentos.
Enfim, o desenho da marca precisa ser original, atraente e representar, com objetividade, os pontos fortes do negócio.
Nesse sentido, confira a seguir informações sobre como construir sua marca.
Como construir sua marca
O primeiro passo é realizar uma ampla pesquisa com a sua clientela, potenciais clientes, funcionários e parceiros para mapear qual a visão que os mesmos possuem do seu negócio. Então é hora de avaliar se a imagem percebida por este grupo condiz com o desejado.
Se ainda não está bem definido, vale colocar no papel qual o posicionamento que o negócio deseja expressar. É muito importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam alinhados.
É necessário ainda haver um entendimento claro do que o negócio é atualmente e onde ele pretende chegar. Para esta construção de metas e objetivos devem ser consideradas questões práticas como as atividades, produtos, serviços, os pontos que destacam o negócio da concorrência e também outros aspectos como ética e confiabilidade.
Portanto, a construção de uma marca envolve pesquisa e reconhecimento e requer identidade verbal e visual. É desta maneira ela edifica sua legitimidade no discurso escrito, falado e em imagens.
O planejamento de marketing também constitui um passo essencial deste processo. Através dele serão definidas as estratégias de divulgação da marca levando em conta o público alvo, a construção de persona, o alcance, os veículos de divulgação, a análise de dados e as adequações necessárias para alcançar as metas e objetivos traçados.
A construção da marca, enquanto patrimônio e identidade, é um processo contínuo, por isso a gestão da mesma deve alinhar todo o universo que envolve o negócio, desde a apresentação visual, o produto, até o ambiente interno da organização.
Podemos considerar, neste contexto, que os materiais impressos e digitais, a arquitetura e a decoração precisam possuir uma comunicação entre si visando valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.
Como registrar sua marca
Após a construção da marca é preciso registrá-la, o que garante exclusividade sobre o nome e o desenho escolhidos.
O registro pode requerido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Ao acessar o site do INPI, você pode obter o Guia Básico de Marca e o passo a passo do registro.
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Fonte: Sebrae