Estar online não significa mais estar na frente de um computador; o próprio conceito de online vem se modificando bastante ao longo do tempo. Isso porque o uso de ferramentas móveis permite que as pessoas interajam com as marcas a qualquer momento e em qualquer lugar. Desta maneira o Mobile Marketing ganha cada vez mais força em um movimento que parece não ter volta.
Sabemos que esta realidade não é exatamente uma novidade para você, já que ela está presente no seu cotidiano. Porém a SpotPlan convida a pensar como algumas ações de Mobile Marketing podem impactar positivamente os resultados do seu negócio. Vamos lá?
O que é Mobile Marketing
Mobile Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que utiliza de recursos e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir com o público, em tempo real, de maneiras diversas.
Esta oportunidade surgiu diante do grande número de usuários de smartphones e tablets em todo o mundo. Dados mostram que existem mais celulares do que televisores e que cerca de 86% dos usuários de smartphone utilizam seus aparelhos enquanto assistem TV.
A comunicação em tempo real, a possibilidade de segmentação, a geolocalização precisa e a forte interação nas redes sociais são algumas das vantagens deste tipo de estratégia. Proporcionando uma proximidade com o cliente jamais vista.
Como utilizar esta estratégia
Algumas práticas do Mobile Marketing são imprescindíveis para garantir que suas ações realmente conquistem clientes e gerem o resultado esperado. Por isso atente-se à lista abaixo:
1. Interação
A interação é a chave deste processo, porém ser intrusivo não ajuda em nada. O usuário pode considerá-lo indesejável e as ações surtirão o efeito contrário. Desta maneira é preciso ter planejamento. Entenda sua persona, busque antecipar seus interesses e envie apenas o conteúdo que faça sentido para ela.
2. Experiência
Garanta que as pessoas tenham uma boa experiência em seus canais de atendimento, sejam de compra ou pós-venda. A eficiência do processo é essencial para o êxito do seu negócio. Desta maneira você vai gerar empatia e fidelizar clientes.
3. Redes Sociais
O número de interações realizadas por meio de dispositivos móveis em redes sociais é muito alto. Por isso, aproveite para investir em ações e anúncios que contemplem esses canais de comunicação. Pense em quais as redes sociais sua persona usa e em qual é a melhor forma de se comunicar com ela.
4. Multicanais
Para aumentar o alcance de suas campanhas, é ideal pensar em estratégias que utilizem vários canais, complementando-se. Interaja as ações de aplicativos, redes sociais, chats, WhatsApp, entre outros.
5. Resultados
Analisar e monitorar os resultados é uma etapa importante e muitas vezes negligenciada. Não basta apenas constatar o aumento das vendas, você deve analisar detalhadamente as informações pertinentes para que possa otimizar o processo. Definir quais serão os indicadores de performance logo no início das campanhas é essencial.
Recursos do Mobile Marketing
O Mobile Marketing possui alguns importantes recursos que seu negócio poderá utilizar na construção de uma estratégia eficiente. Abaixo estão alguns deles:
SMS Marketing – envie mensagens para divulgar promoções, lançamentos, convites; para encaminhar status de pedidos, lembrar data de pagamento, dentre outras possibilidades.
Bluetooth Marketing – compartilhe arquivos multimídia para informar sobre produtos e serviços, catálogo de compras ou até mesmo arquivos de vídeos para promoções. Este recurso é de baixo custo, mas necessita de uma localização próxima.
Site Responsivo – é aquele que adapta o tamanho das páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas. Ele garante uma boa experiência em diferentes canais e é mais bem avaliado pelos sites de busca.
Funil de Vendas – utilize um funil de vendas ao elaborar a sua estratégia de mobile marketing. É uma das etapas fundamentais para fazer com que seu lead conclua a compra.
QR Code – essa tecnologia funciona como um código de barras que o usuário pode utilizar com a câmera do celular, redirecionando-o para uma página. Auxilia na boa experiência do cliente e expande os canais de comunicação. Pode ser colocado nas embalagens de seus produtos, flyers e cartazes, entre outras funcionalidades.
Remarketing – Crie listas de remarketing para atingir aquele cliente potencial que já visitou seu site, mas que ainda não finalizou a compra. Provavelmente ele precisa de um estímulo extra.
Comece agora mesmo
Agora que você refletiu sobre o Mobile Marketing e seus recursos não fique de fora desta enorme possibilidade e entre em contato com a SpotPlan.