Dicas para aproveitar melhor seu conteúdo

Produzir conteúdo relevante é fundamental para uma boa estratégia de Marketing Digital, porém sabemos que nem sempre essa é uma tarefa simples de ser realizada.  

É preciso buscar novos temas, ser criativo, realizar pesquisas, produzir o conteúdo, revisar, publicar, divulgar e mensurar. Além disso, é comum não haver um retorno imediato ou contínuo do trabalho realizado e muitas vezes temos a sensação de que o esforço foi perdido ou que já falamos tudo que tínhamos a dizer.

De fato, esse trabalho rende mais resultados a longo prazo, mas é possível aproveitar melhor suas potencialidades imediatas. Por isso, a SpotPlan reuniu dicas para você utilizar bem o conteúdo produzido para o seu negócio fazendo as publicações renderem mais. Confira:

1 – Repostar conteúdo próprio

Utilizar conteúdos atuais e novidades nas Redes Sociais é muito importante para atingir engajamento do público, porém também é possível reaproveitar temas com ótimo resultado. Postar novamente textos, imagens e vídeos já divulgados é uma boa estratégia que deve ser realizada com cautela.

Opte por utilizar postagens antigas com grande popularidade anterior, pertinentes e coesas; utilize diferentes horários e dias da semana; e faça pequenos ajustes na abordagem.

Essa tática é uma maneira de atingir pessoas que não tenham visto o conteúdo na primeira vez em que ele foi publicado.

2 – Compartilhar em diferentes canais

Com a disponibilidade de recursos como o compartilhamento entre as Mídias Sociais é possível impactar diferentes canais de comunicação com um mesmo conteúdo.

Algumas vezes o compartilhamento automático é o suficiente para reavivar um tema que não teve tanta aderência, porém outras vezes será preciso fazer adaptações na linguagem utilizada de acordo com cada canal de comunicação para que o resultado seja satisfatório.

3 – Inserir links em palavras-chave

Palavras-chave com links dentro de um texto são atrativas e eficientes para recomendar conteúdos relacionados e levam o usuário a obter informações extras agregando mais valor ao seu negócio.

A ideia é estar sempre retomando as postagens antigas, relacionando-as a novos temas. Mas cuidado para não forçar a barra, esse recurso vale apenas para os conteúdos que realmente se relacionem entre si.

Essa prática, além de ser uma boa técnica de SEO, permite que novos usuários tenham acesso mais fácil à leitura de posts menos recentes.

4 – Recomendar postagens relacionadas

Existem algumas formas de apresentar posts relacionados em um site ou blog. É comum, por exemplo, mostrar postagens recentes, mais populares ou de um mesmo tema.

Para isso é possível utilizar um widgets, seja em barra lateral, no final da página ou mesmo dentro do texto. É uma forma de manter o usuário mais tempo dentro do seu site ou blog e melhorar seus índices de aceitação.

5 – Produzir Conteúdo Complementar  

Outra maneira de gerar tráfego para um post antigo é escrever conteúdos complementares. Uma série ou uma história com capítulos são boas alternativas. O ideal é que os produtos façam sentido individualmente, mas que se complementem.

Aprenda mais sobre o recurso de storytelling aqui.  (link para o post de storytelling)

6 – Criar Conteúdo Rico

Criar um conteúdo mais rico e elaborado a partir de posts já existentes, ou vice-versa, potencializa a divulgação. São exemplos de conteúdo rico: o e-Book, whitepaper, webinar e planilhas em geral.

Portanto, se seu negócio possui uma certa quantidade de posts sobre o mesmo tema, pode ser feita uma organização de maneira que eles se encaixem em um formato de material rico. Ou se seu negócio possui um material rico, ele pode ser subdividido em postagens diversas.

A grande vantagem de um conteúdo rico é que ele constitui uma estratégia poderosa para a geração de leads ao disponibilizá-lo para download mediante o preenchimento de formulário de conversão.

7 – Explorar diferentes recursos

Por fim, a SpotPlan indica o aproveitamento de conteúdo transformando-o em outros formatos e utilizando recursos diversos como, por exemplo, produção de infográficos, vídeos, podcasts, histórias, séries, animações, ilustrações e uma infinidade de recursos disponíveis atualmente.

Quer saber como transformar seu conteúdo em um material mais dinâmico e aproveitar suas potencialidades? Entre em contato conosco!

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