Com certeza você já ouviu falar em propaganda boca a boca e em como ela é eficiente para o crescimento de todos os tipos de negócio. Diante das ferramentas digitais e das redes sociais esse formato de divulgação ganha novas nuances e multiplica sua força e relevância.
Conhecido como Marketing de Indicações, Marketing Boca a Boca ou outros sinônimos, esta estratégia é uma rede sem fronteiras. Parte do princípio de que quanto mais clientes falam do seu negócio, mais pessoas são atingidas e atraídas para ele.
Philip Kotler, em sua obra Marketing 4.0, afirma que os consumidores atuais se tornaram altamente dependentes das opiniões dos outros e completa: “Na mente dos consumidores, seu círculo íntimo de amigos e familiares fornece uma blindagem contra marcas e empresas ruins.”
Portanto, passamos a confiar mais na opinião do nosso grupo social ou em influencers digitais, com os quais nos identificamos, do que com outros tipos de divulgação. A tendência é pensarmos que estaremos protegidos de marcas mal intencionadas quando seguimos indicações.
Como promover uma rede de indicações?
O Marketing de Indicações é um contraponto ao modelo de interrupções ao qual estamos habituados e cansados. Aquela propaganda que surge no meio do seu programa de TV favorito, e que também é amplamente usada nas novas mídias, cede lugar para outro formato de abordagem. Essa nova forma vem em meio a uma conversa, uma boa dica de um amigo ou até um conselho para sanar alguma necessidade em particular.
Como exemplos de sucesso de Marketing de Indicações podemos citar o aplicativo de transporte Uber que cresceu exponencialmente ao oferecer cupons de descontos para seus clientes e para pessoas indicadas por eles e também o Dropbox que conquistou 3,9 milhões de novos usuários ao oferecer espaço de armazenamento grátis para aqueles que indicassem novas adesões. Além deles, bancos digitais como Nubank, a empresa de hospedagem compartilhada Airbnb, e muitos outros.
Os 3 passos para o Marketing de Indicações
Os programas de indicações desenvolvidos por negócios diferentes possuem suas peculiaridades visando atender às necessidades diversas e a se adaptar a cada realidade. Porém existem 3 passos básicos para se criar e promover uma rede de indicações. Vamos entender cada um deles?
Pedir – Tenha em mente a reciprocidade. Quando um cliente está satisfeito ele tende a retribuir e atender seu pedido. Nesta etapa é importante saber o momento certo da satisfação do cliente para solicitar que ele compartilhe a novidade com seu ciclo social.
Facilitar – O processo de indicação precisa ser fácil e rápido. Para isso podem ser usados CTAs, formulários, links e outros. Use a criatividade!
Recompensar – Os clientes não são obrigados a indicarem seu negócio, desta forma uma recompensa será um estímulo valioso. Utilize cupons, descontos progressivos, pontos cumulativos, prêmios em dinheiro e muito mais.
Ao criar um programa de indicações é preciso pensar em um ciclo renovável que pode ser estimulado constantemente, assim novos Leads sempre serão atraídos. Outro ponto importante a ser considerado é a transparência. Seu programa deve cumprir tudo que promete para que os clientes não se sintam frustrados e o tiro saia pela culatra.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nossas publicações semanais e fique por dentro das novidades e tendências do mercado.