Vamos falar de CTA? O Call to Action, que poderia ser traduzido para “convite à ação”, é qualquer chamada, visual ou textual, que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação desejada.
Esta é uma ferramenta estratégica e de grande potencial que pode ser usada em diversas mídias como sites, blogs, e-mails, redes sociais e ainda em anúncios. Ela está ligada ao marketing de conteúdo e à conversão de clientes.
Isso porque é preciso criar conteúdo para fortalecer o relacionamento com o cliente, gerar confiança e autoridade e também para atrair novos visitantes.
Estes são objetivos comuns de praticamente todos os negócios que querem garantir presença na internet.
Porém usar o CTA de forma correta e que realmente traga resultados não é tarefa fácil. O segredo é criar pontos de conversão estratégicos, atrativos e otimizados.
Então, você quer saber como utilizar CTAs para converter visitantes em clientes e conseguir resultados cada vez melhores? A SpotPlan selecionou algumas ideias para você!
Como criar bons CTAs?
Não basta inserir inúmeros CTAs aleatórios no seu blog e esperar que eles gerem uma grande taxa de conversões. Agindo desta forma, as chances de obter resultados satisfatórios são pequenas.
Primeiro você deve entender quais são seus objetivos, sua persona, o estágio do funil de vendas que ela se encontra, o conteúdo elaborado e, além disso, alinhar tudo.
Por isso, é preciso pensar de forma estratégica na hora de escolher os CTAs. É importante que o CTA tenha relação com a temática do conteúdo, esteja posicionado em momentos estratégicos, seja atraente e pertinente.
1. Defina o objetivo
Não perca de vista o objetivo que você deseja alcançar com o CTA. A partir dele você vai iniciar a construção de uma base de dados a ser nutrida para gerar vendas. Desta maneira é preciso entender como estes contatos vieram compor sua base e gerar um relacionamento e diálogo coerente com eles.
Entre os objetivos mais comuns de um CTA estão: aumentar a base de assinantes da newsletter; gerar leads; obter mais informações dos leads já gerados; qualificar leads e segmentar leads já existentes.
De acordo com esses objetivos, você pode criar diferentes CTAs para direcionar os contatos gerados para diferentes fluxos de nutrição.
2. Escolha onde e quando usar o CTA
Após definir o objetivo da sua ação, é preciso determinar onde seu CTA vai aparecer. São diversas as opções como no blog, na home, na barra lateral, pop ups, hello bars e assim por diante. Esta escolha é importante, pois o CTA atua como elemento de convencimento para o visitante.
Se o visitante tem dúvidas e você o convida a saná-las por meio de um CTA, a chance de conversão será maior do que em CTAs não relacionados ao tema tratado.
3. Tipo de CTA
São vários os formatos possíveis para um CTA: textos, vídeos, gifs, imagens, formulários incorporados ao post, e muito mais.
Então é preciso definir qual o melhor formato para sua estratégia. Para entender isso, você deve compreender os recursos que você possui e quais os CTAs trazem as melhores conversões para seu negócio.
Inserir um CTA no formato de texto, por exemplo, apesar de ser fácil e de baixo custo, pode não ser o mais atraente. Usar gifs chama mais a atenção do visitante, mas é necessário encomendar a peça a um designer, o que aumenta os custos.
4. Copywriting
Independentemente do tipo de CTA, um dos principais segredos é o copywriting. Trata-se de um conjunto de técnicas para redigir textos focados em conversão e por isso é considerado essencial para uma estratégia de conteúdo eficiente.
No CTA, o copywriting visa a otimização através de mudanças de palavras, uso de negritos, organização de informações de maneira escaneável e destacando palavras estratégicas.
Outro ponto relevante é a harmonia dos elementos visuais do CTA como cores, imagens, fontes e botões.
5. Testar e Metrificar
Os testes são essenciais para entender o que funciona melhor para atingir suas expectativas.
Os mais populares, tendo em vista os CTAs, são os famosos testes A/B. Para aplicá-los basta modificar um único parâmetro, mantendo os demais e, assim, é possível medir o que de fato funcionou. Como já mencionamos aqui, diversos elementos podem ser avaliados em um CTA, como cores, copywriting e imagens.
Por fim, é necessário mensurar os resultados e realizar ajustes para garantir o sucesso do seu negócio.
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