Você já está de olho nas tendências e destaques das redes sociais? É verdade que as mudanças no mundo digital acontecem muito rapidamente, geram impacto e apontam caminhos para o posicionamento das marcas na internet. Algumas vezes podem até passar despercebidas, mas acabam ditando comportamentos e gerando grande impacto nos resultados dos negócios. Por isso é tão importante ficar atento às novidades.
Em 2019, já estamos vendo diversos destaques em ação. Recursos que podem ser importantes ferramentas de comunicação, engajamento e conversão. Por isso, a SpotPlan listou tendências e dicas de como aproveitá-los a favor do seu negócio. Confira:
Storytelling
O storytelling vem ganhando ainda mais espaço nas estratégias de divulgação dos negócios por sua grande capacidade de envolver o público.
Trata-se de uma técnica que visa utilizar narrativas como uma estratégia de comunicação; a contação de pequenas histórias, com pessoalidade e o objetivo de gerar valor à marca e ao produto ou serviço que ela comercializa.
Desperta o apelo emocional do consumidor, sensibiliza por meio da alegria, da empatia e muitos outros sentimentos.
Dica: As séries são uma ótima forma de trabalhar a técnica, elas atraem e mantêm a atenção dos usuários.
Conteúdo em vídeo
Conteúdos em vídeos continuam sendo imbatíveis nas visualizações e interações. Afinal, nós seres humanos somos naturalmente visuais, atraídos por movimentos e cores. As inovações tecnológicas para a produção de vídeos também são ótimos atrativos.
Dica: Aposte nos vídeos, mas não deixe de incluir conteúdos escritos, imagens estáticas, podcasts e outras formas de comunicação.
Stories
Os stories são uma funcionalidade fácil e transitória e por isso mesmo tão usados, gerando a ideia de aqui e agora. Além disso, possibilita uma forte interação com os usuários. Isso sem falarmos dos divertidos recursos que as redes sociais disponibilizam como filtros, emojis, hashtags e a possibilidade de marcar amigos.
Dica: Aproveite os stories para humanizar seu negócio, divulgando reuniões com a equipe, confraternizações, comemorações de datas especiais. É possível usar a imaginação e explorar bastante esse recurso como mostrar alguma etapa de produção e depoimentos espontâneos de clientes.
Personal branding de marcas
A personalização é um caminho cada vez mais natural com o intuito de humanizar os negócios. Para isso dá-se uma face humana, ou seja, alguém para ser um porta-voz ou cria-se um rosto que responda pelo nome da empresa.
Exemplo: A personagem Lu desenvolvida graficamente pela Magazine Luiza com o papel de ser a representante digital da empresa.
Influenciadores e microinfluenciadores
O marketing de influência teve inacreditável crescimento nos últimos anos, mantendo-se com uma das principais tendências em redes sociais para 2019.
Ele é realizado através de influenciadores, pessoas que possuem um grande alcance e algum nível de status de celebridades, ou microinfluenciadores, pessoas de médio alcance com atuação em um nicho mais específico e segmentado.
Dica: Antes de realizar uma campanha ou parceria com influenciadores e microinfluenciadores fique atento se o público alvo é compatível, analise a interatividade e o engajamento.
Chatbots
Os chatbots são programas de computador que usam algoritmos a fim de simular uma conversa humana. A conversa pode se dar com clientes que tentam resolver um problema ou potenciais clientes que têm dúvidas sobre o negócio, produto ou serviço.
Dica: Os chatbots são modernos, aumentam a produtividade e reduzem os custos, mas ofereça também a possibilidade de atendimento personalizado.
Novas redes sociais
Algumas plataformas prometem fazer sucesso em 2019. São exemplos: TikTok, MeWe, Reddit e LinkedIn.
O TikTok permite criar conteúdos criativos em vídeos, como, por exemplo, para cantar e dublar ou para pequenas esquetes de humor. Ideal para negócios que se comunicam com jovens.
A MeWe é muito similar ao Facebook, o destaque principal é a segurança, com a promessa de total sigilo e proteção dos dados. Muitos usuários tendem a migrar para a MeWe por causa dos escândalos de vazamentos de informações pelo Facebook; por isso é bom ficarmos de olho.
O Reddit, por sua vez, não é uma rede social nova, no entanto, seu grande potencial em segmentação faz com que ela esteja em foco. Seu formato permite a associação a fóruns de temas de interesse, personalização de conteúdos e muita interação.
O LinkedIn também promete viver uma ascensão em 2019, com mais espaço para conteúdos de valor, entre blog posts e vídeos, como ocorre com o LinkedIn Live.
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