O conceito de planejamento estratégico é bastante abordado no âmbito da administração. Ele remete ao ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica e é essencial às organizações e também para os empreendedores.
Trata-se de um processo organizacional para a tomada de importantes decisões sobre onde e como os recursos serão investidos em um determinado período de tempo.
Este processo costuma envolver a definição de metas, a indicação de ações para alcançá-las e a previsão do orçamento necessário.
Principais abordagens
As questões centrais a serem respondidas no contexto do planejamento estratégico são: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegaremos lá?
Para responder a estes questionamentos é preciso realizar uma análise do cenário atual, definir objetivos e estratégias e elaborar um programa de ações.
Portanto, é preciso saber onde se está, onde se quer chegar e definir o caminho a ser percorrido em curto, médio e longo prazos para alcançar o objetivo.
Neste raciocínio, a estratégia surge como um profundo compromisso com o futuro almejado. Será ela a dar propósito ao trabalho a ser realizado e conectar as pessoas envolvidas ao todo para que tenham claro o alvo a alcançar.
Alvin Toffler, escritor e futurista norte-americano, dizia que “uma empresa sem estratégia é como um avião voando sem rumo em plena tempestade”.
É assim que você quer o seu negócio?
Desafio
É baseado neste pensamento de Toffler que a SpotPlan resume a importância do tema para o sucesso do seu negócio e lança três desafios para você:
- Consolidar uma estratégia para tornar o seu negócio diferente de outros que existem no mercado;
- Fomentar uma vantagem competitiva;
- Avaliar uma maneira diferente de disputar e ganhar em um mercado tão competitivo.
Etapas do Planejamento Estratégico
Agora que você já sabe o que é um planejamento estratégico, veja abaixo quais são as principais etapas para implantá-lo em seu negócio:
- Definir a identidade organizacional; visão, missão e valores;
- Identificar quais são os grupos de pessoas ou entidades que afetam ou são afetadas pelas atividades de seu negócio: os stakeholders.
- Analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) e o ambiente interno (forças e fraquezas) de acordo com a técnica SWOT;
- Definir os objetivos e metas, identificando cuidadosamente o público-alvo de cada ação e cada objetivo;
- Construir um mapa estratégico bem definido, levando em consideração as perspectivas internas, as de mercado, processos internos, dentre outras variáveis;
- Montar um plano de ações visando alcançar os objetivos e metas definidos;
- Monitorar e analisar os resultados.
Seguindo estes sete passos seu negócio terá um bom início de planejamento estratégico que muito irá contribuir para o seu sucesso e crescimento em 2019.
Marketing Digital
Não poderíamos encerrar esta postagem sem mencionar o Marketing Digital. Vale dizer que o planejamento estratégico em Marketing Digital segue as mesmas diretrizes principais, porém voltadas para a elaboração de estratégias e resoluções específicas que permeiam este universo.
Os principais pontos a abordar neste caso são uma boa pesquisa, seguida de um detalhado plano de ações com cronograma e monitoramento bem definidos.
Atenção: Muitas vezes um negócio não consegue criar e satisfazer as necessidades do mercado, e nem mesmo aproveitar suas oportunidades, porque não se planeja estrategicamente. Você não pode ficar fora dessa!